Pão Diário

A arte de ouvir

“—Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho, dente por dente.’
Mas eu lhes digo: não se vinguem dos que fazem mal a vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também” (Mateus 5:38,39).
Esse é um dos versículos mais absurdos que existe na Bíblia! Como é possível levar na cara e não revidar? Somente uma pessoa sem sangue correndo na veia faria isso! E ainda virar o rosto para oferecer a face! Isso é mesmo um absurdo! O que falariam de mim? Que sou uma pessoa fraca com toda certeza!
Mas o que me incomoda mais é o fato de que foi o próprio Cristo Jesus que falou isso. E por mais que eu ache isso tudo um absurdo, Ele mesmo provou que tal atitude é possível. Ao ser preso, mesmo sem ter culpa alguma, não resistiu. Ao ser torturado, caluniado e zombado, orou ao Pai para que os pecados dessas pessoas fossem perdoados.
Sinto um anseio ardente em ser como Jesus, um homem que resistiu aos olhares da sociedade e suas ideias, mas buscou sempre ser uma pessoa melhor. Por mais que seja, ao meu ver, uma atitude impossível, eu prefiro ser como Jesus e espalhar a compaixão do que a ira.
Certa vez eu cheguei em um lugar para trabalhar, era a primeira vez que eu ia nesse lugar de carro e acabei estacionando o carro de forma errada porque não tinha ninguém para me orientar. Com o decorrer do dia uma pessoa me chamou para acertar o carro, mas a forma que essa pessoa falou comigo foi tão ignorante que na mesma hora senti meu sangue correr mais quente pelo meu corpo. Aquela atitude me deixou irada.
Mas eu acabei tendo uma atitude que nem mesmo eu esperava. Com a voz mais suave possível falei: “Boa tarde! Ah sim, com certeza vou acertar o carro. Acho que ainda não fomos apresentados”.Então me apresentei e no mesmo instante, como num passe de mágica, aquela pessoa mudou a fisionomia e nunca mais falou de forma grosseira comigo.
Foi aí que aprendi que ser diferente é ter atitudes diferentes. É buscar exemplos que nos façam crescer e amadurecer. Alguns psicólogos afirmam que a agressão faz parte de uma atitude de fraqueza, onde a pessoa não consegue fazer mais nada para alcançar seu objetivo, então buscam a agressão como solução.
“Amarás a teu próximo como a ti mesmo” Marcos 12:31.

Arina Paiva - Secretária de Comunicação da CBB.
Autorizamos a reprodução deste conteúdo única e exclusivamente se a fonte for citada como Convenção Batista Brasileira e com a inclusão do link para www.batistas.com (na internet).